"Professor, acho que agora estou a escrever muito melhor que ao princípio."
E vão três sessões de escrita colaborativa, para uma história com humanos e sereias, depois de ler algumas histórias sobre este tema e de se escolher um grupo de ações circunstanciais da narrativa, registadas em papel.
- Um jovem é salvo de se afogar, por uma sereia.
- Gostam um do outro.
- O jovem procura a sereia e a sereia procura o jovem.
- O jovem pode viver na água e a sereia em terra, por causa de um colar.
Percebemos que a nossa criatividade só pode revelar-se na forma como recriamos a história e assim fizemos, a partir do seguinte procedimento:
- escrevemos parágrafo a paragrafo;
- cada parágrafo é dominado por uma ação fundamental;
- cada aluno desenha numa folha de papel essa ação;
- escreve-a numa ou duas frases;
- todas as frases são lidas em voz alta para a turma;
- são escolhidas as frases mais consistentes;
- estas são organizadas, por todos, num parágrafo;
- o parágrafo é revisto e copiado por todos;
- passa-se ao seguinte.
Sem comentários:
Enviar um comentário