segunda-feira, 17 de outubro de 2022
AS FÉRIAS DO SR. HULOT, na Casa das Artes,
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
Dia Bandeiras Verdes
Vila Nova de Famalicão, reconhecido como Eco-Concelho, promoveu a deslocação ao evento das escola que se quisessem fazer representar por um professor e dois alunos e foram várias, as escolas do AECCB que estiveram representadas e, ao longo do dia, todos os elementos da comitiva foram animados participantes nas atividades propostas ao longo da manhã e na cerimónia da tarde.
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +" - 4
No Castelo de Kuressare, onde fica o
Museu Saaremaa, visitámos a história deste povo e das relações qu
e aconteceram com outros povos, depois de conhecer a história do próprio castelo e de termos experimentado fazer doces medievais de pão escuro.
terça-feira, 4 de outubro de 2022
Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +" - 3
Hoje foi dia de passear e conhecer parte do ambiente natural da Estónia, com três visitas a três (3) lugares muito diferentes.
Bem cedinho visitámos uma estreita península, no sul da ilha, onde vimos rochas com muitos fósseis e plantas um bocadinho estranhas que cresciam, em pouco solo, entre as pedras. Uma couve selvagem, uma espécie de roseira, de que provámos as bagas, e silvas de amoras “bué” de amargas. Até estas rochas, o mar arrasta algas que as pessoas do lugar usam como fertilizante dos solos.
Na
reserva natural “Lümanda Lime Park”, observamos como era feita, antigamente, a
produção de cimento e cal (para pintar as paredes), partir de rochas de
calcário, num percurso orientado, visitando diversos “fornos”.
No
final do dia passeámos um pouco pelo centro da cidade onde lanchámos.
segunda-feira, 3 de outubro de 2022
Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +" - 2
No primeiro dia de atividade da mobilidade, fomos recebidos na Kuressaare Nooruse Kool, por professores e alunos
que nos mostraram a escola e criaram jogos “quebra-gelo”, que servem para nos
apresentarmos e sermos obrigados a comunicar, uns com os outros, de uma forma
divertida.
É que juntar alunos e professores da Estónia com portugueses, italianos e cipriotas não é fácil porque as ínguas são bem diferentes, e cada uma fala a sua, embora a língua de comunicação acabe por ser o Inglês.
Depois
de almoçar na cantina da escola, apresentámos os nossos trabalhos sobre quem
somos, de onde somos e o que conhecemos do nosso território, de acordo com o
tema “biodiversidade”.
Ao
final do dia, depois de uma ida até a uma praia pequenina perto da “nossa”
casa, regressámos à escola para um jantar convívio, onde provámos algumas das comidas
tradicionais da Estónia.
domingo, 2 de outubro de 2022
Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +"
Saaremaa é maior das 2222 ilhas que formam a parte insular
do território da Estónia que é um país do norte da Europa, entre a Rússia, a
Letónia e o Mar Báltico.
Já em Tallinn, que é a capital da Estónia, dormimos num hotel simpático, de onde saímos bem cedo, para apanhar o autocarro para a ilha, com parte do trajeto em “ferry-boat” , entre o continente e a ilha de Muhu.
sexta-feira, 1 de julho de 2022
Festa de Final de Ano
Mas, na primeira parte da festa, demos o nosso melhor, com alegria, animação e empenho, para ajudar ao sucesso da festa.
Parabéns a todos os envolvidos e três vivas à Escola Conde S. Cosme:
VIVA! VIVA! VIVA!
quarta-feira, 29 de junho de 2022
NO ZOO
Ontem, dia vinte e oito de junho, a turma 3.AA (Turma dos Traquinas Felizes) da Escola Conde S. Cosme, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, saiu em visita de estudo, com toda a escola, ao Zoo de Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia.
Antes de sair da escola, todos vestiram camisolas iguais, receberam um “caderno de campo” para registar observações e ocuparam, com a turma 3AB, o autocarro do 3.º Ano e durante a viagem cantaram cantigas de rir, até "estarem a chegar...".
Ao chegar à Quinta de Santo Inácio, juntaram-se todas as turmas para lanchar e e depois, seguiu-se a visita.
Logo, no período antes de almoço, tentaram ver todos os animais possíveis, no percurso mais longo do parque. Viram pandas vermelhos, porcos espinhos e lémures, tigres da sibéria, lontras asiáticas e flamingos pequenos. Passando pelo túnel dos leões asiáticos, entraram na savana, onde viram hienas malhadas, linces, girafas e outros herbívoros como o cobo-de-leche, que é uma espécie de antílope, o gnu de cauda branca, zebras e rinocerontes. No mesmo percurso, tentaram ver a avestruz os mabecos, mas estariam escondidos em algum lugar. Camelos, chitas, macacos diversos, papagaios e araras foram outros dos animais visitados, mas também, nialas, seguis, íbis, lamas, águias, capivaras, lebres da patagónia, tapires, tatus, panteras das neves e alguns dos bichinhos sempre presentes: Pavões, pombos, suricatas e cães-da-pradaria.
Com olhar mais atento, viram tarântulas, escorpiões e morcegos, baratas e insetos diversos, alguns disfarçados de pau.
Depois das visitas, houve lanche, brincadeira e o tradicional gelado, até que, já cansados e satisfeitos, os “Traquinas Felizes” regressaram à escola, recordando, toda a visita, a partir do “livro de campo”.
sexta-feira, 24 de junho de 2022
Perguntas engraçadas
O que é que a zebra disse à mosca?
Porque é que a água foi presa?
Adivinhas
O que é que quanto mais tiras mais tens?
Qual o animal que tem todas as vogais no nome?
Vou e venho, venho e vou, e deixo branco tudo o que era negro?
O que é que passa à frente do astro Sol e não faz sombra?
Qual é a coisa qual é ela, que cai de pé e corre deitada?
O que é que é feito para andar mas não anda?
O que é que dá voltas e voltas mas não sai do lugar?
O que é que tem cabeça e bico mas não é gente nem bicho?
Tem casa bem guardada, ninguém lhe pode mexer. Sozinha ou acompanhada, em novembro nos vem ver.
O que é quanto mais rugas têm mais novo é?
Publicações mais lidas
-
No dia de Santo António, recolhemos, copiámos ou inventámos uma quadra popular: Santo António está a chegar E o pão me vai dar. Vou ...
-
-
Esta é a proposta de trabalho para hoje e amanhã. Vamos ler e copiar este pequeno texto de Isabel Borges e Cláudia Pereira, extraído de u...