segunda-feira, 17 de outubro de 2022

AS FÉRIAS DO SR. HULOT, na Casa das Artes,

AS FÉRIAS DO SR. HULOT, de Jacques Tati, foi a proposta do Close-up, Observatório de Cinema de Famalicão, para esta segunda-feira, na Casa das Artes, em "sessão para escolas".

Este filme a preto e branco, realizado em França, no ano de 1953, relata as peripécias de umas férias de verão passadas no Hôtel de la Plage, na costa atlântica, onde o senhor Hulot (Jacques Tati), alto e desajeitado, com aspeto e comportamento pouco comuns, cria, involuntáriamente, uma série infindável de situações hilariantes, numa comunidade de veraneantes, todos demasiado sérios, levando-os, quase, a um ataque de nervos coletivo.


quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Dia Bandeiras Verdes

Este ano, a entrega do Galardão Eco Escolas decorreu no Pavilhão Municipal da cidade de Valongo e coube à Carolina e ao Vasco representarem a nossa escola nessa bonita e animada cerimónia.
Vila Nova de Famalicão, reconhecido como Eco-Concelho, promoveu a deslocação ao evento das escola que se quisessem fazer representar por um professor e dois alunos e foram várias, as escolas do AECCB que estiveram representadas e, ao longo do dia, todos os elementos da comitiva foram animados participantes nas atividades propostas ao longo da manhã e na cerimónia da tarde.


quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +" - 4

A ilha de Saaremaa, e todo o território da atual Estónia, foi visitada, conquistada e ocupada por outros povos que aí deixaram marcas da sua presença e cultura.

No Castelo de Kuressare, onde fica o 
Museu Saaremaa, visitámos a história deste povo e das relações qu
e aconteceram com outros povos, depois de conhecer a história do próprio castelo e de termos experimentado fazer doces medievais de pão escuro.

Depois do almoço, visitámos a área protegida de Loode Tammik, onde aprendemos a conhecer que animais existem nesse lugar através dos sons que eles fazem, do aspeto das suas peles e pegadas e dos ovos das aves. Subimos à torre de observação de aves, equipados com binóculos e fizemos palhinhas de refresco usando os caules de uma planta local. Cortámos a planta com uma faca, limpamos o seu interior com uma escova e passámos lixa nos bocais, para alisar os cortes. 
No final da atividade, tirámos uma fotografia de grupo.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +" - 3

 

Hoje foi dia de passear e conhecer parte do ambiente natural da Estónia, com três visitas a três (3) lugares muito diferentes.

Bem cedinho visitámos uma estreita península, no sul da ilha, onde vimos rochas com muitos fósseis e plantas um bocadinho estranhas que cresciam, em pouco solo, entre as pedras. Uma couve selvagem, uma espécie de roseira, de que provámos as bagas, e silvas de amoras “bué” de amargas. Até estas rochas, o mar arrasta algas que as pessoas do lugar usam como fertilizante dos solos.

Toda essa península sofreu muito com guerras, século XX e ainda lá existem bastantes vestígios de bombas e minas, que tornam um lugar bastante perigoso.

Na reserva natural “Lümanda Lime Park”, observamos como era feita, antigamente, a produção de cimento e cal (para pintar as paredes), partir de rochas de calcário, num percurso orientado, visitando diversos “fornos”.

Depois de almoçarmos na cantina de uma outra escola em Lümanda, fomos para a reserva natural “Viidumãe” onde fizemos uma caminhada pela floresta com grande diversidade de árvores, ervas e cogumelos (alguns muito venenosos).

No final do dia passeámos um pouco pelo centro da cidade onde lanchámos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +" - 2

No primeiro dia de atividade da mobilidade, fomos recebidos na Kuressaare Nooruse Kool, por professores e alunos que nos mostraram a escola e criaram jogos “quebra-gelo”, que servem para nos apresentarmos e sermos obrigados a comunicar, uns com os outros, de uma forma divertida.

É que juntar alunos e professores da Estónia com portugueses, italianos e cipriotas não é fácil porque as ínguas são bem diferentes, e cada uma fala a sua, embora a língua de comunicação acabe por ser o Inglês.

Depois de almoçar na cantina da escola, apresentámos os nossos trabalhos sobre quem somos, de onde somos e o que conhecemos do nosso território, de acordo com o tema “biodiversidade”.

Ao final do dia, depois de uma ida até a uma praia pequenina perto da “nossa” casa, regressámos à escola para um jantar convívio, onde provámos algumas das comidas tradicionais da Estónia.

 


domingo, 2 de outubro de 2022

Até Kuressaare (Estónia) com "MARKA - Erasmus +"

Saindo de Famalicão às quatro horas de sábado, dedicámos quase dois dias à viagem até Kuressaare, em Saaremaa, onde nos instalámos num belo lugar a cerca de sete quilómetros da escola que nos acolhe (Kuressaare Nooruse Kool) e educa crianças e jovens, em formação equivalente ao ensino básico de Portugal.

Saaremaa é maior das 2222 ilhas que formam a parte insular do território da Estónia que é um país do norte da Europa, entre a Rússia, a Letónia e o Mar Báltico.

A viagem, por etapas, obrigou a uma escala de seis horas em Beauvais (França) que permitiu almoçar, passear na cidade e ver a Catedral de “Saint-Pierre” que tem o arco gótico mais alto do mundo.

Já em Tallinn, que é a capital da Estónia, dormimos num hotel simpático, de onde saímos bem cedo, para apanhar o autocarro para a ilha, com parte do trajeto em “ferry-boat” , entre o continente e a ilha de Muhu.

Ao final do dia, já jantámos já na casa onde nos instalámos.


sexta-feira, 1 de julho de 2022

Festa de Final de Ano

    Hoje decorreu a festa de final da ano da Escola Conde S. Cosme, organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola.
    Claro que o momento alto da festa foi a despedida dos alunos do quarto ano, que, conjuntamente com as professoras e pais, celebraram o momento, com toda a pompa, e todo o entusiasmo!
    Nós assistimos e acompanhámos o seu entusiasmo com as palmas merecidas e todo o nosso desejo de que sejam muito felizes no seu novo ciclo de escola.

    Mas, na primeira parte da festa, demos o nosso melhor, com alegria, animação e empenho, para ajudar ao sucesso da festa.

    Parabéns a todos os envolvidos e três vivas à Escola Conde S. Cosme:

    VIVA! VIVA! VIVA!






quarta-feira, 29 de junho de 2022

NO ZOO

 

    Ontem, dia vinte e oito de junho, a turma 3.AA (Turma dos Traquinas Felizes) da Escola Conde S. Cosme, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, saiu em visita de estudo, com toda a escola, ao Zoo de Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia.
    Antes de sair da escola, todos vestiram camisolas iguais, receberam um “caderno de campo” para registar observações e ocuparam, com a turma 3AB, o autocarro do 3.º Ano e durante a viagem cantaram cantigas de rir, até "estarem a chegar...".
    Ao chegar à Quinta de Santo Inácio, juntaram-se todas as turmas para lanchar e e depois, seguiu-se a visita.
Logo, no período antes de almoço, tentaram ver todos os animais possíveis, no percurso mais longo do parque. Viram pandas vermelhos, porcos espinhos e lémures, tigres da sibéria, lontras asiáticas e flamingos pequenos. Passando pelo túnel dos leões asiáticos, entraram na savana, onde viram hienas malhadas, linces, girafas e outros herbívoros como o cobo-de-leche, que é uma espécie de antílope, o gnu de cauda branca, zebras e rinocerontes. No mesmo percurso, tentaram ver a avestruz os mabecos, mas estariam escondidos em algum lugar. Camelos, chitas, macacos diversos, papagaios e araras foram outros dos animais visitados, mas também, nialas, seguis, íbis, lamas, águias, capivaras, lebres da patagónia, tapires, tatus, panteras das neves e alguns dos bichinhos sempre presentes: Pavões, pombos, suricatas e cães-da-pradaria.
   Com olhar mais atento, viram tarântulas, escorpiões e morcegos, baratas e insetos diversos, alguns disfarçados de pau.
    Depois das visitas, houve lanche, brincadeira e o tradicional gelado, até que, já cansados e satisfeitos, os “Traquinas Felizes” regressaram à escola, recordando, toda a visita, a partir do “livro de campo”.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Perguntas engraçadas

Quem de vinte cinco tira com quantos fica?

O que é que a zebra disse à mosca?

Porque é que a água foi presa?

Adivinhas

Qual é a parte mais rápida da casa?
O que é que quanto mais tiras mais tens?
Qual o animal que tem todas as vogais no nome?
Vou e venho, venho e vou, e deixo branco tudo o que era negro?
O que é que passa à frente do astro Sol e não faz sombra?
Qual é a coisa qual é ela, que cai de pé e corre deitada?
O que é que é feito para andar mas não anda?
O que é que dá voltas e voltas mas não sai do lugar?
O que é que tem cabeça e bico mas não é gente nem bicho?
Tem casa bem guardada, ninguém lhe pode mexer. Sozinha ou acompanhada, em novembro nos vem ver.
O que é quanto mais rugas têm mais novo é?
O que é, que é, que cai e fica sempre em pé?

Publicações mais lidas