quinta-feira, 28 de abril de 2022

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Dia da Terra

Hoje é DIA DA TERRA e, na nossa sala de aula, falámos do tema, mas demos especial importância às alterações climáticas.
No quadro fizemos um gráfico onde pensámos sobre a temperatura e a humidade que acontece ao longo do ano, na nossa terra, usando a nossa memória.
Verificámos que:
  • no inverno, o tempo costuma ser húmido e frio,
  • no verão, o tempo costuma ser seco e quente,
  • na primavera e outono o tempo costuma fazer a transição (equilibrar a temperatura e a humidade).
O  que nos parece que este ano está a acontecer é que o inverno e a primavera foram mais secos e mais quentes que o habitual. Isso quer dizer "alteração climática".

Para nós, este vídeo ajuda a compreender o que são alterações climáticas.
E vimos um outro vídeo que é uma publicidade da EDP mas que poderia ser um hino deste Dia da Terra.


sexta-feira, 8 de abril de 2022

"Lenda" dos ovos da Páscoa

 (Este texto foi criado por nós, coletivamente.)

    Há muito, muito tempo atrás, bem longe daqui, havia um lugar em ruínas, no interior de uma floresta escura, onde um homem se tentava abrigar de uma gigantesca tempestade que parecia destruir tudo com chuva, vento, trovoada e uivos de lobos que se ouviam ao longe.
    Era o mensageiro do rei que levava uma carta de paz a um rei vizinho, com quem estava em guerra.
    Esta mensagem era muito importante e urgente e aquela tempestade impedia o mensageiro de chegar ao seu destino.
    O mensageiro abrigou-se debaixo de um resto de telhado do que parecia ter sido um galinheiro.
    Sentou-se, olhou o lugar onde estava e viu um ovo de galinha, num canto do chão e pegou nele.
    O ovo era reluzente, brilhava dourado e de todas as cores, como um arco-íris. Não era mesmo um ovo de galinha, mas de ouro e e cristal.
    O mensageiro guardou-o para o dar ao seu rei, mas depois pensou:
    - E se eu o der ao outro rei, este ovo dourado, como presente do meu rei? - Ficou decidido, levaria a mensagem de paz e o ovo de presente.  
    Parou a tempestade e o mensageiro continuou a viagem.
    Era tempo de primavera, a floresta ficou mais clara e os campos ficavam mais verdes e floridos quando o mensageiro passava.
    Agora, nestes reinos, ovos coloridos e brilhantes são sinal de alegria, primavera, felicidade e paz, e oferecem-se aos amigos, vizinhos e familiares.

Receita dos “nossos” ovos da Páscoa

São necessários:

Ovos; colher; tigela; corante alimentar; papel celofane; fio ou fita colorida.

Prepara-se assim:
Cozem-se os ovos e arrefecem-se em água fria.
Quebra-se a casca (sem retirar) com a ajuda de uma colher, batendo com a colher em toda a casca do ovo.
Numa tigela coloca-se corante alimentar com um pouco de água e, com a ajuda de uma colher, roda-se o ovo na tigela para que toda a casca seja pintada com o corante e deixa-se secar.
Retira-se a casca com cuidado para não estragar a clara do ovo e embala-se em papel celofane, em forma de trouxa e ata-se com um fio ou uma fita colorida.
Temos assim ovos decorativos de Páscoa e comestíveis (dentro do prazo de segurança, claro).

quinta-feira, 31 de março de 2022

Banda Desenhada

Depois de ver algumas páginas dos melhores autores e desenhadores, Hergé, Goscinny, Uderzo, Morris, Tabary e outros, foi a nossa vez de experimentar a criação de uma prancha.
Este é o resultado, sem ajuda adulta ou correção. 
Apenas trabalho colaborativo de trios, seguindo uma metodologia de criação, decisão, planificação e execução. 
Qualquer dia, haverá outras histórias...

sexta-feira, 11 de março de 2022

SEREIA

Depois de todos o nosso trabalhos de elaboração da nossa versão de um encontro entre uma sereia e um humano (com um final feliz), apresentámos o resultado final a um grupo de alunos e professores de que se deslocou até nós provenientes das escolas de CEIP Marismas del Tinto (Espanha), Anafartalar Ilkokulu (Turquia), 1o Dimotiko Sxoleio Alexandrias (Grécia), Scuola Secondaria di Primo Grado Antonino De Stefano (Itália), e SU "Sveti sveti Kiril i Metodii" (Bulgária).

The Arts Ring é um projeto educativo que tem como objetivo potenciar criatividade e inovação e promover a partilha de competências entre alunos de seis nacionalidade diferentes, em torno de artes tradicionais nas diferentes comunidades e culturas e outras, fomentadoras do desenvolvimento de destrezas físicas, sentido estético e criatividade, no âmbito do programa educativo «The Arts Ring» (Ringue das Artes / Erasmus+).

terça-feira, 1 de março de 2022

ESCRITAS EM CASA 04

    Os Traquinas Felizes já vão começando a escrever em casa, por iniciativa própria e com vontade de ser lidos.

    A inspiração forma-se a partir de experiências e leitura anteriores e todas as leituras são um caminho para adquirir mais e melhor vocabulário.

    Desta vez o Vasco e a Iara presenteiam-nos com dois textos que merecem a nossa atenção e podem, em sala de aula, ser objeto de trabalho e revisão.

    Parabéns Traquinas Felizes.

    "Hoje eu fiz uma coisa que provocou interesse, na escola. O professor disse que tínhamos de inventar um texto sobre o corpo humano, e eu fiz um. Mas o Vasco 2 que me possuiu fez outro texto, com desenhos e tudo. Quando voltei ao normal pus as seguintes iniciais como nome: F.M.
    Quando fui à escola entreguei-o e quando o professor o leu disse logo para um aluno o ler e assim foi começaram a surgir fotocópias às escondidas (Que não o deviam ter feito assim), leitoras e muito mais. E assim surgiu o mistério do aluno 25 da turma 3AA. Estava toda a gente a tentar descobrir que era esse tal «aluno 25 da minha turma».
    No dia seguinte começaram as pessoas da escola começaram a criar grupos de investigadores que foram logo examinar os meus colegas e também a mim. Estavam todos a arranjar pistas para tentar pessoas aproximadas, e aproximaram-me a mim e ao meu amigo José. E estavam todos a tentar descobrir quem é que era o aluno 25 e eu não podia fazer nada exceto culpar o José ou assumir que era eu não me conseguia decidir e decidi meter o meu caderno com o esboço do texto anterior na mochila do José e como os investigadores não deixavam escapavam nada deram logo por ela e disseram que o aluno 25 era o José.        Quando fui para casa dormir à noite tive um pesadelo de um dedo que apontava para mim a chamar-me mentiroso, e quando cheguei à escola confessei logo que era eu o aluno 25 e disseram logo, se não era o José? E eu disse que foi eu que pus o caderno na mochila dele. E ele disse-me que tínhamos de ver quem é que era verdadeiramente o aluno 25 e eu disse para escrevermos, cada um, um texto e ele disse que não lhe apetecia escrever então nesse caso eu fiz um concurso de desenhos e ele como estava muito nervoso logo assumiu que não era ele o aluno 25 e eu logo contei-lhes todo como escrevi o texto aonde e quando basicamente contei-lhes tudo sobre o meu «segundo texto e o Vasco 2».
    E assim foi esta grande aventura que aconteceu nesta escola, se és leitor espero que tenhas gostado e até ao próximo texto."

Image



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Sereia?

    Era uma vez uma caravela que navegava num mar agitado. Havia trovões e uma tempestade. Chovia e os ventos fortes empurravam o barco de um lado para o outro. As ondas bravas do mar enrolavam o navio que naufragou junto às rochas.
    As pessoas que estavam dentro do navio naufragado caíram ao mar. Um jovem tentou segurar-se nos pedaços do barco que flutuavam mas, no meio dos destroços, o rapaz abanava os braços sem ser capaz de se segurar. Num instante, desmaia e afunda-se no mar escuro.
    Pelo meio das algas, o jovem afundava-se mais e mais, enquanto criaturas marinhas o rodeavam. Subitamente, do fundo escuro do mar, apareceu uma sereia que o agarrou, o puxou até à superfície da água e o arrastou até uma praia. Depois afastou-se!
    O jovem acordou na areia com as roupas todas rasgadas. Não sabia como tinha chegado àquela praia nem o que fazer. Olhou para todos os lados e viu destroços do seu navio e rochedos. Mas também os botes abandonados na areia. “Estão vivos!”.
    Depois olhou para o mar. Viu, ao longe, algo a afastar-se que lhe pareceu uma cauda de sereia e apaixonou-se.
    Procurou e procurou, mais e mais, sinais da sereia e regressando a casa não parou de pensar em quem o salvou. Só viu uma cauda, mas aquela sereia é dona do seu coração.
    Todos os dias, o jovem ia à praia procurar a sereia e a sereia, todos os dias, vinha à superfície e aproximava-se da costa, mas não se encontraram.
    Farto de esperar, o jovem decidiu mergulhar no mar. Equipou-se com fato de mergulho, máscara, barbatanas e botija de oxigénio, para procurar a sereia, entre algas e mais algas, bem no fundo do mar, quando vê algo a brilhar. Um espelho decorado com pérolas luminosas.
    - Só pode ser o espelho de uma sereia! - pensou o rapaz.
    - Encontraste o meu espelho! - disse a sereia, atrás do rapaz, que se virou, surpreso.
    - Procurava-te! - voltou a pensar, que dentro de água não podia falar.
    Os jovens subiram à superfície do mar e conversaram muito sobre quem eram e sobre a vontade de estar juntos que agora sentiam.


Publicações mais lidas