quarta-feira, 3 de novembro de 2021

História de uma abóbora

    Era uma vez uma abóbora, marcada para representar o Halloween na nossa sala de aula.
Então, perdeu as pevides e a polpa. abriu os olhos na casca e sorriu um sorriso amarelo de bruxa inventada.
    Pobre coitada, que caiu da janela, de onde se mostrava à cidade e...
... de tão desfigurada ficou, melhor cumpriu o seu desejo de ser uma "Abóbora Assustadora"

E, na nossa turma, mesmo assustadora, a abóbora é doce!

Receita de compota (ou doce) de abóbora.

Ingredientes e quantidades:

  • 1 quilograma de polpa de abóbora (desfiada, de preferência);

  • ½ quilograma de açúcar amarelo;

  • 3 paus de canela;

  • casca de uma laranja;

  • 100 gramas de miolo de noz;

Modo de preparação:

Retire a polpa da abóbora, de preferência desfiada, limpa de pevides e casca para uma tigela. Pese a abóbora e o açúcar (duas partes de abóbora para uma de açúcar). Junte o açúcar, a abóbora, a casca da laranja e os paus de canela, numa panela e deixe repousar até ao dia seguinte.

Coloque a panela ao lume e deixe ferver durante uma hora, em lume brando. Vigie a cozedura, mexendo com uma colher de pau, para não deixar queimar.
Retire a panela do lume quando a mistura escurecer e junte as nozes.
Verta em frascos esterilizados e use a compota para barrar no pão ou acompanhe com requeijão em pequenas doses, em cima de tostas e delicie-se com o paladar sem esquecer que alimentos com açúcar devem ser consumidos moderadamente.


terça-feira, 2 de novembro de 2021

Pão por Deus.

Nesta tradição, as crianças vão às casas das pessoas, para pedir.
Na tradição do Halloween também.
Outras tradições de “pedir”:
  • escrever a carta ao Pai-Natal; 
  • dar o “ramo” ao padrinho ou madrinha, para pedir o “folar” (um presente).,
  • cantar os Reis ou as janeiras.
Quem não sabe, pergunta!

Organiza-se e aplica-se uma entrevista.

Colaboração preciosa de:
  • José
  • Vasco
  • Rafael
  • Martim Amorim

O que sabe sobre a tradição do Pão por Deus?
  • O que eu sei é que essa tradição existe em algumas zonas do país.
  • Que as crianças batem de porta em porta a pedir pão e bolinho.
  • Apenas sei que as pessoas pediam pão, apelando à consciência cristã das pessoas.
  • Era uma tradição onde se repartia pão cozido, pelos pobres.
Possivelmente já ouviu falar desta tradição portuguesa. Diga-me o que isso lhe faz lembrar.
  • O halloween.
  • Faz-me lembrar os tempos de antigamente. A pobreza e a ajuda aos mais pobres.
É uma tradição relacionada com o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos. Será capaz de imaginar como é esta tradição parecida com o Halloween ou até com o cantar dos reis?
  • Porque as pessoas vão a pedir coisas de porta em porta.
  • Nesta tradição anda-se de porta em porta, a pedir pão, como no Halloween, a pedir doces.
Em algum momento viveu essa tradição?
  • Não.
  • Não.
  • Não, não vivi.
  • Sim, quando era muito pequena (avó)
Onde, quando e com quem?
  • Cheguei a acompanhar os meus irmãos quando iam às casas vizinhas.
Lembra-se do que as crianças diziam ao visitar as casas onde iam pedir?
  • Não me lembro muito bem. Só sei que pediam pão.
  • As crianças levam um saco e vão, na última noite de outubro, pedir às pessoas, Pão por Deus.
Gostaria de (re) viver esta tradição?
  • Gostaria.
  • Sim, gostaria.
  • Sim, gostaria de viver esta tradição.
  • Não, porque era um sinal de começar a haver muita pobreza.
Quem pergunta, sabe um pouco mais!
  • Fiquei a saber que naquele tempo havia muita pobreza.
  • Fiquei a saber que as crianças iam à casa das pessoas, pedir pão e bolinhos.
  • Fiquei a saber que a tradição do Pão por Deus ajudava as crianças na alimentação.
  • Fiquei a saber que as pessoas ajudavam as outras que eram pobres.
  • Fiquei a saber que naqueles tempos havia pouco dinheiro.
  • Fiquei a saber que aquele dia era importante para algumas pessoas.
  • Fiquei a saber que as pessoas se ajudavam umas às outras.
  • Fiquei a saber que algumas pessoas não conhecem esta tradição.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

História de um livro

História de um livro

(narrativo)


esquecido na prateleira / há muito tempo / ficou velho / com pó / era diferente / folheado / caiu cansado / encontrado / o livro foi lido / contar aos outros / não gostava de estar só / raiva / tristeza / infelicidade / popular


A partir de uma coleção de ideias, a história é da cada um dos autores...

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia Mundial da Música - 1 de outubro

Dois pequenos filmes de animação em torno de uma música:

"O voo do moscardo" de Nikolai Rimski Korsakov. O tema é um apontamento à ópera “O Conto do Czar Saltan” onde há uma cena em que um príncipe se transforma em moscardo.


Disney - Freddy Martin - Bumble Boogie - 1948

Flight of the Bumblebee Animated in Color

Outros apontamentos musicais interessantes para crianças dos estúdios Disney, podem encontrar-se a partir de uma busca com:
  • Silly Synphony 
  • Melody time

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

2 minutos para um tema: Desporto na escola

Os desportos fazem bem para a saúde.
É muito importante praticar desporto mesmo que só seja na escola
Na nossa escola só há um campo para futebol, não há mais desportos.
No recreio podes fazer outros desportos. Podes saltar à corda …

Tema: Vasco
Participações: Carolina, Inês e Vasco

sexta-feira, 9 de julho de 2021

O menino e o Robot


    No verão o sábio estava a fazer uma invenção que conseguia ver todos os planetas e, de repente, ouviu um barulho estranho. A porta da oficina abriu.
    Era um menino que roubou a invenção favorita dele, que era um robot atleta. E eles foram a correr para a floresta. 
    Eles os dois jogaram às escondidinhas, à apanha e estavam a divertir-se muito e de repente apareceu o sábio. Esconderam-se alguns minutos, depois o sábio encontrou-os e ficou muito zangado com o menino. O menino perguntou ao sábio: 
- Podemos brincar os três? 
E o sábio disse: 
- Ok, mas nunca mais faças isso. 
O sábio não sabia que eles eram vizinhos e começaram a brincar todos os dias.
Henrique Pinto

quarta-feira, 7 de julho de 2021

O roubo do robot atleta

Continuação de um texto:

 ...

À tarde, um menino, que era vizinho do sábio, foi à oficina dele e retirou-lhe o robot atleta. 

Quando o sábio entrou na oficina foi à procura do robot atleta. Sabia que o tinha deixado no armário. Foi às câmaras de segurança e viu o menino a levar o robot atleta, mas já era tarde demais! O menino acabara de viajar até à Grécia antiga onde o rei o desafiou para uma corrida. 

Antes de começar, o menino pôs o robot atleta no modo corrida e o Rei disse: 

– Estás preparado ou não! 

– Sim. – disse o menino.  

E começou a corrida. 

O menino demorou menos de cinco segundos a acabar a corrida, por isso ganhou e foi eleito novo Rei, mas ele rejeitou e voltou para casa em segurança e pediu desculpa ao sábio. 

 

Vasco Ferreira 

terça-feira, 1 de junho de 2021

Ser criança (em família)

    Nos textos que aqui vamos publicando, sob este título, haverá sempre a família. Com muita ou pouca participação, mas sempre presente.
    Até porque não há melhor lugar para SER CRIANÇA.


SER CRIANÇA

    Ser criança às vezes é fácil, mas às vezes é difícil, porque temos que ajudar os nossos avós a limpar a casa quando os nossos pais não estão em casa.
    Por vezes é fácil porque ninguém nos pede nada e podemos brincar, ver vídeos no telemóvel ou no computador e até fazer os trabalhos de casa e fichas de várias matérias.
    Todos os anos celebra-se o dia da criança que é o dia 1 de junho.
    Há muitas crianças que são infelizes que não são tratadas como devem ser.

Iara e família

SER CRIANÇA

    Ser criança pode ser difícil, bastante, e também é bem divertido e fácil, mas isso só acontece quando nos divertimos e fazemos coisas que gostamos como estar com a família.
    Isso é só o que eu digo, pode haver opiniões diferentes mas eu não posso criticar ninguém porque eu não devo dizer mal de ninguém.
    - Mas e as crianças o que fazem?
    A esta pergunta eu sei responder, as crianças fazem as coisas que os adultos dizem para fazermos. - Então as crianças são escravas dos adultos todos os dias?
    Não, porque há um dia do ano que se chama Dia da criança em que as crianças podem fazer o que lhes apetecer, mas claro só quem se portar bem durante os anos anteriores. Mas ser criança é um bocado difícil.
    - Agora já percebi tudo, então agora que eu já percebi ser uma criança até que é fácil e divertido. Ser criança é um máximo! Eu vou aproveitar a minha vida ao máximo e aproveitar todos os momentos da minha vida como se ninguém estiver a ver, e mais uma coisinha de nada, se tu fores criança diverte-te o que conseguires porque o melhor da vida é ser criança.


Carolina e família

Publicações mais lidas