terça-feira, 14 de abril de 2020

Jogo Ouri

A atividade matemática que hoje foi proposta aos alunos, em tempo de escola à distância, foi um jogo, o OURI.

Este, pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala. A família do Mancala é muito antiga e a sua origem é incerta, no entanto, admite-se que tenha sido inventado pelos egípcios e, mais tarde, foi introduzido na Ásia, nas Filipinas e na África Negra. Hoje, joga-se o Mancala em quase todas as regiões africanas. O nome varia de país para país e até de tribo para tribo, com algumas variantes, embora as regras, no essencial, sejam as mesmas. À Europa chega com a designação “Ouri” e o jogo acontece sobre um tabuleiro com catorze buracos (doze casas e dois depósitos) e quarenta e oito sementes, ou num tabuleiro simples de doze casas.

Ao longo do dia, em momento tão oportuno quanto possível, os alunos haveriam de desafiar os pais para um partida de Ouri, sendo que haveriam todos de aprender as regres e a dinâmica deste jogo matemático e até contruir um tabuleiro ou simplesmente usar a versão disponível para computador na página do Centro de Formação Rede de Cooperação e Aprendizagem do Centro de Competência Entre Mar e Serra de Leiria.
Entre outras participações, o José, o Guilherme e o Rafael contruíram os seus jogos com materiais bem disponíveis em casa, a provar que só é preciso haver vontade de jogar mesmo que seja online em http://ouri.ccems.pt/jogo/ouri.htm.

Sem comentários:

Publicações mais lidas