quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Leitura e leitores



É nossa prática realizar uma leitura, ao início das atividades do dia.
Claro que nem sempre acontece. Por vezes são outros os afazeres com que começamos, tentando que seja com todos.
Essas leituras vão acontecendo a partir dos livros que existem na nossa sala, quer sejam do professor, quer de alunos que os tenham levado para partilhar.

Depois, de quinze dias em quinze dias, temos a possibilidade de requisitar livros, na biblioteca da escola, para leitura domiciliária, sendo que raramente esta leitura é autónoma e são geralmente os pais que leem ou, no mínimo, orientam a leitura, em jogos de emparelhamento, interrupção, repetição e outros, ao jeito e sabor da criatividade dos pais e do prazer de todos.

Na última terça-feira, dia da entrega e nova requisição, os alunos falaram dos livros que tinham levado para casa e recomendaram a sua leitura aos colegas, pelos motivos que acharam mais convenientes, contudo foi entregue este livro que não teve oportunidade de ser lido em casa, com grande tristeza de quem o entregava.

Resolveu-se a coisa logo ali, para satisfação de todos, e o texto ficou lido.

Nem sempre os pais têm a disponibilidade toda e há tempos, momentos e circunstâncias que não ajudam mas sei, com toda a certeza que, nada melhor fará, pela animação de futuros leitores, que o exemplo dos que lhe são próximos, seja em casa ou na escola.

Sem comentários:

Publicações mais lidas