quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Plataforma mais cidadania

A partir de hoje passamos a contar na Plataforma Mais Cidadania em https://maiscidadania.cim-ave.pt que usaremos como mais uma janela da nossa sala.
A partir dela olharemos o mundo (especialmente a partir da nossa localidade e concelho) mas também permitiremos que outro olhem para o interior da nossa sala e para as atividades que aqui produzimos.


Resultado de imagem para mais cidadania

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Versos com todas as letras


Hoje foi dia de poesia à chegada!
E lemos os "Versos com todas as letras" de José Jorge Letria.




Ver a imagem de origem"É com letras que se constroem palavras, é com elas que se comunica e se nomeia o que deve ser nomeado. É impensável um mundo sem letras e sem palavras. Com as letras podem-se dizer coisas muito sérias e também brincar. Este novo livro de José Jorge Letria, ilustrado por Elsa Lé, constitui uma divertida viagem pelo mundo do alfabeto, transformando-se cada letra numa personagem com vida própria. É, pois, um livro para os mais pequenos e para os mais crescidos partilharem e se divertirem enquanto fazem das letras um bom pretexto para inventarem sempre novas palavras, aquelas que tudo dizem e muito podem deixar por dizer, à espera de outras palavras que entretanto surjam."

sábado, 25 de janeiro de 2020

Dezena a Brincar

A matemática também se aprende a brincar e hoje foi dia de construir uma pulseira de contas de madeira.
"É a minha primeira pulseira", dizia um dos rapazes com muita satisfação, depois de ter concluído o seu trabalho e colocar a pulseira no braço.
Trabalharam-se competências de motricidade fina, no enfiamento das contas no elástico, contagem para que fossem dez as contas da pulseira e...
preparámos a aquisição da noção de DEZENA.






sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Ler na rua

Afinal, há uma série de coisas que nós somos capazes de ler, mesmo sem saber ou, pelo menos, identificar palavras ou números e reconhecer a sua utilidade.
Foi o que descobrimos num pequeno passeio que hoje fizemos em redor do quarteirão onde a nossa escola se situa.
Encontrámos algumas palavras conhecidas em lugares inprováveis e outras que o professor leu para todos, depois de termos reconhecido algumas sílabas.


https://www.google.pt/maps/@41.4117828,-8.5204906,19z?hl=pt-PT




quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Valéria e a vida

Hoje ouvimos a leitura de "Valéria e a vida" de Sidónio Muralha, numa curiosa edição da Didaxis, em que as ilustrações são de alunos de 8.º ano.

Valéria vê os rios que morrem, o ar irrespirável, os peixes mortos, o sofrimento dos seres dos oceanos, cheios de garrafas de plástico e percebe que o que mata a água, as aves e os peixes, mata também os homens.
Os mesmos homens que, com o seu comportamento, estão a provocar os problemas que afetam o ambiente e causam os profundos desequilíbrios que hoje sentimos e reconhecemos.
Mas Valéria não desanima.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020


A partir de três palavras existentes numa das páginas do nosso manual fizemos um pequeno texto e aprendemos a fazer um texto grande e usar sinais de pontuação como o travessão, a virgula, o ponto de exclamação e o ponto de interrogação.

- Equipa, aquilo é queimado?

- É um queque de quivi.

- E o topo?

- Queimou!

E depois, ilustrámos na nossa folha de trabalho diário.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Estrela de Papel

Uma nova leitura ao início da atividade da manhã. Desta vez a escolha recaiu sobre "ESTRELA DE PAPEL", um livro da autoria de Pedro Duarte, jovem escritor famalicense, publicado em 2014.
Resultado de imagem para estrela de papel pedro duarte

Uma criança decide coser estrelas, enfeitar o seu mundo com constelações e descobri-las lá no alto, no céu. Uma história de amparo e de esperança, que só são alcançados na imaginação, no brilho e na beleza das estrelas.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

OURI

SIGA-ME

Usar jogos matemáticos em sala de aula, contribui para o desenvolvimento de pensamento matemático, para a produção de raciocínio estratégico e lógico, para a compreensão e cumprimento de objetivos e regras.

O OURI é constituído por um tabuleiro com duas linhas de cavidades (uma linha por jogador) onde se depositam quatro pedrinhas por poça e jogado por duas pessoas.
Em cada jogada, o jogador distribui, a partir da sua linha, no sentido dos ponteiros do relógio, as pedras de uma das casas pondo uma em cada uma das casas seguintes até acabarem.
Se a última pedra jogada calhar numa casa do lado do "inimigo" que tenha 1 ou 2 peças, ficará com 2 ou 3 e todas serão retiradas, assim como as das casas imediatamente anteriores em que tenham ficado igualmente 2 ou 3 pedras.
É, então, "quase só" um jogo de contagem, mas a produção de estratégias elaboradas, em que se antecipam jogadas, determina muitas vezes a vitória no jogo.
Siga o seguinte link para jogar online.

http://ouri.ccems.pt/jogo/ouri.htm 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Higiene oral


Hoje lemos esta história, logo no inicio da manhã, para relembrar as preocupações ontem assinaladas com  a saúde dos nossos dentes e a higiene da nossa boca.


Uma higiene oral regular, cuidada e eficaz é de significativa importância para a saúde da nossa dentição desde a infância e, consequentemente, da saúde em geral, uma vez que a qualidade da mastigação também deve acompanhar a qualidade das escolhas alimentares.
Para animar as nossas conversas, investigações e compromissos com a higiene oral, criámos uma boca com dentição bem branquinha, feita de matérias diversos, como botões, esponja ou bolinhas de papel, numa boca feita por dobragem, de que selecionámos alguns exemplares, que expusemos, no quadro, para fotografar, das bocas construídas pelos alunos e ultimadas em trabalho de casa.

A PONTE






Com a ajuda deste pequeno filme, hoje percebemos a importância de:
  • Parar
  • Pensar
  • Comunicar
… para resolver pequenos ou grandes problemas e conflitos.

E depois aprendemos a reconhecer sentimentos e emoções que somos capazes de sentir.
Resultado de imagem para emoções

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

A Bola Adormecida

A continuar a leitura dos contos do livro que ontem iniciámos, hoje abrimos "A Bola Adormecida" de José Jorge Letria.
Um conto em que uma bola de futebol "bem cheia e colorida" não salta, nem rola, nem corre como as outras bolas, o que entristece e enche de preocupação o seu dono que, na tentativa de saber qual o mal de que a bola sofre, faz uma inesperada descoberta.
Resultado de imagem para José Jorge Letria “A Bola Adormecida”

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O Rapaz da Bicicleta de Vento

Iniciámos o novo período letivo com a leitura de "O Rapaz da Bicicleta de Vento", uma história de João Manuel Ribeiro, que integra o livro que é uma coletânea de contos infantis, da autoria de Álvaro Magalhães, João Manuel Ribeiro, João Pedro Mésseder, José Jorge Letria, Rosário Alçada Araújo, Vergílio Alberto Vieira, com ilustrações de Teresa Lares, Isabel Mata Graça, Pedro Emanuel Santos, Alexandre Reis, João Borges e Sandra Longras.



A publicação deste livro aconteceu há já dez anos, por iniciativa da Casa do Regaço, de forma integrada com outras ações destinadas a angariar fundos para a sua sustentabilidade e intervir culturalmente na formação das crianças que assiste e no meio em que se insere.
A Casa do Regaço é um Centro de Acolhimento Temporário e a sua missão principal, com quase uma quinzena de anos, é proporcionar a satisfação de todas as necessidades das crianças e jovens , de ambos os sexos, que acolhe em ambiente e condições de vida o mais parecidas possível com uma estrutura familiar e fomentar a sua valorização pessoal e social, a sua segurança, educação e formação para um desenvolvimento integral.






sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Blogue de Turma

Este blogue servirá para divulgar a vida da turma 1.AA da Escola Básica de Primeiro Ciclo Conde de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão.
Esta turma é constituída por vinte alunos do primeiro ano de escolaridade de que sou professor.
Inicialmente tomarei a responsabilidade total pela edição e publicação dos conteúdos aqui postados mas, à medida da evolução da turma, em conhecimentos da Língua Portuguesa e literacia, bem como na medida do contacto e domínio da tecnologia e ainda, ao ritmo do desenvolvimento de autonomia, serão os alunos, os responsáveis finais pelo materiais a colocar neste blogue.
No final, esta página poderá ser um semanário, em diário ou um livro de contos. Um mostruário ou um álbum. Será aquilo que eu próprio e cada aluno da turma for capaz de o fazer.

Neste momento, o meu desejo é que venha a ser simplesmente uma espiral de ações educativas. 
Teve um início, uma centelha, um ponto que num movimento de se afastar, deixa em cada lugar uma sombra e assim assinala um percurso até...

Até que cada um venha a querer.

Educar também é formar o QUERER!

Publicações mais lidas