quinta-feira, 7 de outubro de 2021

História de um livro

História de um livro

(narrativo)


esquecido na prateleira / há muito tempo / ficou velho / com pó / era diferente / folheado / caiu cansado / encontrado / o livro foi lido / contar aos outros / não gostava de estar só / raiva / tristeza / infelicidade / popular


A partir de uma coleção de ideias, a história é da cada um dos autores...

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia Mundial da Música - 1 de outubro

Dois pequenos filmes de animação em torno de uma música:

"O voo do moscardo" de Nikolai Rimski Korsakov. O tema é um apontamento à ópera “O Conto do Czar Saltan” onde há uma cena em que um príncipe se transforma em moscardo.


Disney - Freddy Martin - Bumble Boogie - 1948

Flight of the Bumblebee Animated in Color

Outros apontamentos musicais interessantes para crianças dos estúdios Disney, podem encontrar-se a partir de uma busca com:
  • Silly Synphony 
  • Melody time

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

2 minutos para um tema: Desporto na escola

Os desportos fazem bem para a saúde.
É muito importante praticar desporto mesmo que só seja na escola
Na nossa escola só há um campo para futebol, não há mais desportos.
No recreio podes fazer outros desportos. Podes saltar à corda …

Tema: Vasco
Participações: Carolina, Inês e Vasco

sexta-feira, 9 de julho de 2021

O menino e o Robot


    No verão o sábio estava a fazer uma invenção que conseguia ver todos os planetas e, de repente, ouviu um barulho estranho. A porta da oficina abriu.
    Era um menino que roubou a invenção favorita dele, que era um robot atleta. E eles foram a correr para a floresta. 
    Eles os dois jogaram às escondidinhas, à apanha e estavam a divertir-se muito e de repente apareceu o sábio. Esconderam-se alguns minutos, depois o sábio encontrou-os e ficou muito zangado com o menino. O menino perguntou ao sábio: 
- Podemos brincar os três? 
E o sábio disse: 
- Ok, mas nunca mais faças isso. 
O sábio não sabia que eles eram vizinhos e começaram a brincar todos os dias.
Henrique Pinto

quarta-feira, 7 de julho de 2021

O roubo do robot atleta

Continuação de um texto:

 ...

À tarde, um menino, que era vizinho do sábio, foi à oficina dele e retirou-lhe o robot atleta. 

Quando o sábio entrou na oficina foi à procura do robot atleta. Sabia que o tinha deixado no armário. Foi às câmaras de segurança e viu o menino a levar o robot atleta, mas já era tarde demais! O menino acabara de viajar até à Grécia antiga onde o rei o desafiou para uma corrida. 

Antes de começar, o menino pôs o robot atleta no modo corrida e o Rei disse: 

– Estás preparado ou não! 

– Sim. – disse o menino.  

E começou a corrida. 

O menino demorou menos de cinco segundos a acabar a corrida, por isso ganhou e foi eleito novo Rei, mas ele rejeitou e voltou para casa em segurança e pediu desculpa ao sábio. 

 

Vasco Ferreira 

terça-feira, 1 de junho de 2021

Ser criança (em família)

    Nos textos que aqui vamos publicando, sob este título, haverá sempre a família. Com muita ou pouca participação, mas sempre presente.
    Até porque não há melhor lugar para SER CRIANÇA.


SER CRIANÇA

    Ser criança às vezes é fácil, mas às vezes é difícil, porque temos que ajudar os nossos avós a limpar a casa quando os nossos pais não estão em casa.
    Por vezes é fácil porque ninguém nos pede nada e podemos brincar, ver vídeos no telemóvel ou no computador e até fazer os trabalhos de casa e fichas de várias matérias.
    Todos os anos celebra-se o dia da criança que é o dia 1 de junho.
    Há muitas crianças que são infelizes que não são tratadas como devem ser.

Iara e família

SER CRIANÇA

    Ser criança pode ser difícil, bastante, e também é bem divertido e fácil, mas isso só acontece quando nos divertimos e fazemos coisas que gostamos como estar com a família.
    Isso é só o que eu digo, pode haver opiniões diferentes mas eu não posso criticar ninguém porque eu não devo dizer mal de ninguém.
    - Mas e as crianças o que fazem?
    A esta pergunta eu sei responder, as crianças fazem as coisas que os adultos dizem para fazermos. - Então as crianças são escravas dos adultos todos os dias?
    Não, porque há um dia do ano que se chama Dia da criança em que as crianças podem fazer o que lhes apetecer, mas claro só quem se portar bem durante os anos anteriores. Mas ser criança é um bocado difícil.
    - Agora já percebi tudo, então agora que eu já percebi ser uma criança até que é fácil e divertido. Ser criança é um máximo! Eu vou aproveitar a minha vida ao máximo e aproveitar todos os momentos da minha vida como se ninguém estiver a ver, e mais uma coisinha de nada, se tu fores criança diverte-te o que conseguires porque o melhor da vida é ser criança.


Carolina e família

Ser Criança

Ser criança é brincar,

estudar e ajudar.

Ser criança é aprender

a ser feliz a crescer.


Ser criança é alegria,

é uma grande melodia.

Ser criança é diferente

e eu fico muito contente.


Ser criança é liberdade,

mas depende da idade.

Ser criança é viajar

com a criatividade no ar.



Vasco e família


Ser Criança…

Ser Criança é brincar, correr até as pernas ficarem cansadas e rolar pelo chão sem medo de nos sujar.
É dizermos tudo o que temos na nossa cabeça e fazer de qualquer coisa uma brincadeira.
Ser Criança é pensarmos que o mundo é feito de sonhos, sorrisos, brincadeiras e sem preocupações. E acreditar que os nossos desejos podem realizar-se.
Ser Criança é ser feliz com pouca coisa, com um livro, um carrinho ou até um berlinde!
É ser muito curioso, fazer muitas perguntas e aprender coisas novas.
Para as Crianças todos os dias são os dias mais felizes do mundo.
Nunca devemos deixar de ser Criança, porque SER CRIANÇA é a melhor coisa do mundo.
ADORO SER CRIANÇA!

José e família

Publicações mais lidas