segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dia Internacional dos Museus

Uma  data a assinalar, na companhia da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

Já uma referência e um caminho na descoberta da nossa história coletiva, bem para lá das fronteiras do concelho.

Podemos começar pelos vestígios das primeiras ocupações e viajar até à história contemporânea passando pelas mudanças bem marcadas no tempo, pelas alterações sociais, políticas e culturais que foram acontecendo, acompanhadas por manifestações de religiosidade e estética, por literatura e arte, por desenvolvimento técnico e tecnológico.

Para momentos personalidades e traços significativos da nossa construção coletiva, encontramos nos nossos museus algumas luzes para os conhecer e, assim conhecermos a razão de quem somos.


A imagem pode conter: texto que diz "REDE DE MUSEUS VILA NOVA DE FAMALICÃO VAI FICAR TUDO BEM"


quarta-feira, 6 de maio de 2020

Notícias de mini-hortas

Afonso Nogueira da Cunha Mendes
Estou muito feliz com os meus feijoeiros.
Nós colocamos no frasco de vidro e bastante algodão com água.
E começaram logo aparecer os primeiros rebentos.


Lara Gomes Lopes
Meu e da minha irmã!


Tomás Ramos Azevedo
O meu ainda não deu sinal de vida!


Martim Sousa Alves Meira
Nós cá colocamos 2 sementes diferentes, nenhum deu sinais de vida também.


Martim da Cunha Amorim
As minhas sementes de lentilhas foram ontem para a terra.
Coloquei no algodão no dia 24.


José Martins de Macedo
Já têm quase 2 semanas.


terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa


Foi em Português que aprendi a ser
e por isso,
se hei de escrever ou pensar,
se hei de viver,
se hei de ler ou ensinar,
em Português o farei,
por onde me leve
esta alma, em mim,
que me guia,
e seguirei.
(JP)

Desafio EcoEscolas FicaEmCasa



Os nossos participantes no desafio do sábado passados adoraram a experiência.

Vasco Teixeira Alves Ferreira:
Fiquei em 106 lugar!

Leonor Carvalho Leite:
Eu fiquei em 223
Parabéns Vasco.
Grande jogo. Super divertido.
Tenho que estudar mais sobre a reciclagem.

Vasco Teixeira Alves Ferreira:
Parabéns Leonor!

Parabéns a todos.

domingo, 3 de maio de 2020

Pequeno Poema

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava.

Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...
Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.

As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém...

Pra que o dia fosse enorme,
bastava
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe...

Sebastião da Gama, in 'Antologia Poética'

Publicações mais lidas