quarta-feira, 29 de junho de 2022

NO ZOO

 

    Ontem, dia vinte e oito de junho, a turma 3.AA (Turma dos Traquinas Felizes) da Escola Conde S. Cosme, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, saiu em visita de estudo, com toda a escola, ao Zoo de Santo Inácio, em Avintes, Vila Nova de Gaia.
    Antes de sair da escola, todos vestiram camisolas iguais, receberam um “caderno de campo” para registar observações e ocuparam, com a turma 3AB, o autocarro do 3.º Ano e durante a viagem cantaram cantigas de rir, até "estarem a chegar...".
    Ao chegar à Quinta de Santo Inácio, juntaram-se todas as turmas para lanchar e e depois, seguiu-se a visita.
Logo, no período antes de almoço, tentaram ver todos os animais possíveis, no percurso mais longo do parque. Viram pandas vermelhos, porcos espinhos e lémures, tigres da sibéria, lontras asiáticas e flamingos pequenos. Passando pelo túnel dos leões asiáticos, entraram na savana, onde viram hienas malhadas, linces, girafas e outros herbívoros como o cobo-de-leche, que é uma espécie de antílope, o gnu de cauda branca, zebras e rinocerontes. No mesmo percurso, tentaram ver a avestruz os mabecos, mas estariam escondidos em algum lugar. Camelos, chitas, macacos diversos, papagaios e araras foram outros dos animais visitados, mas também, nialas, seguis, íbis, lamas, águias, capivaras, lebres da patagónia, tapires, tatus, panteras das neves e alguns dos bichinhos sempre presentes: Pavões, pombos, suricatas e cães-da-pradaria.
   Com olhar mais atento, viram tarântulas, escorpiões e morcegos, baratas e insetos diversos, alguns disfarçados de pau.
    Depois das visitas, houve lanche, brincadeira e o tradicional gelado, até que, já cansados e satisfeitos, os “Traquinas Felizes” regressaram à escola, recordando, toda a visita, a partir do “livro de campo”.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Perguntas engraçadas

Quem de vinte cinco tira com quantos fica?

O que é que a zebra disse à mosca?

Porque é que a água foi presa?

Adivinhas

Qual é a parte mais rápida da casa?
O que é que quanto mais tiras mais tens?
Qual o animal que tem todas as vogais no nome?
Vou e venho, venho e vou, e deixo branco tudo o que era negro?
O que é que passa à frente do astro Sol e não faz sombra?
Qual é a coisa qual é ela, que cai de pé e corre deitada?
O que é que é feito para andar mas não anda?
O que é que dá voltas e voltas mas não sai do lugar?
O que é que tem cabeça e bico mas não é gente nem bicho?
Tem casa bem guardada, ninguém lhe pode mexer. Sozinha ou acompanhada, em novembro nos vem ver.
O que é quanto mais rugas têm mais novo é?
O que é, que é, que cai e fica sempre em pé?

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dia Mundial da Criança

A nossa forma de comemorar o Dia Mundial da Criança incluiu a participação na pintura coletiva de uma mural na nossa escola.

Na semana passada recebemos, da Câmara Municipal, as tintas com que hoje demos expressão ao Projeto "Muros com Vida", uma iniciativa Eco-Escolas, com o apoio dos municípios que se envolveram.

Cada turma assumiu a responsabilidade de uma parte do painel onde a arte dos alunos, planificada em sala de aula, se transforma na pintura mural enquadrada no tema "Biodiversidade: Preservar e Regenerar".

No nosso espaço demos toda a atenção ao andorinhão-pálido. Uma ave pertencente à grande família das andorinhas e andorinhões, que temos vindo a estudar de forma enquadrada do Projeto Marka.







Publicações mais lidas