quinta-feira, 31 de março de 2022

Banda Desenhada

Depois de ver algumas páginas dos melhores autores e desenhadores, Hergé, Goscinny, Uderzo, Morris, Tabary e outros, foi a nossa vez de experimentar a criação de uma prancha.
Este é o resultado, sem ajuda adulta ou correção. 
Apenas trabalho colaborativo de trios, seguindo uma metodologia de criação, decisão, planificação e execução. 
Qualquer dia, haverá outras histórias...

sexta-feira, 11 de março de 2022

SEREIA

Depois de todos o nosso trabalhos de elaboração da nossa versão de um encontro entre uma sereia e um humano (com um final feliz), apresentámos o resultado final a um grupo de alunos e professores de que se deslocou até nós provenientes das escolas de CEIP Marismas del Tinto (Espanha), Anafartalar Ilkokulu (Turquia), 1o Dimotiko Sxoleio Alexandrias (Grécia), Scuola Secondaria di Primo Grado Antonino De Stefano (Itália), e SU "Sveti sveti Kiril i Metodii" (Bulgária).

The Arts Ring é um projeto educativo que tem como objetivo potenciar criatividade e inovação e promover a partilha de competências entre alunos de seis nacionalidade diferentes, em torno de artes tradicionais nas diferentes comunidades e culturas e outras, fomentadoras do desenvolvimento de destrezas físicas, sentido estético e criatividade, no âmbito do programa educativo «The Arts Ring» (Ringue das Artes / Erasmus+).

terça-feira, 1 de março de 2022

ESCRITAS EM CASA 04

    Os Traquinas Felizes já vão começando a escrever em casa, por iniciativa própria e com vontade de ser lidos.

    A inspiração forma-se a partir de experiências e leitura anteriores e todas as leituras são um caminho para adquirir mais e melhor vocabulário.

    Desta vez o Vasco e a Iara presenteiam-nos com dois textos que merecem a nossa atenção e podem, em sala de aula, ser objeto de trabalho e revisão.

    Parabéns Traquinas Felizes.

    "Hoje eu fiz uma coisa que provocou interesse, na escola. O professor disse que tínhamos de inventar um texto sobre o corpo humano, e eu fiz um. Mas o Vasco 2 que me possuiu fez outro texto, com desenhos e tudo. Quando voltei ao normal pus as seguintes iniciais como nome: F.M.
    Quando fui à escola entreguei-o e quando o professor o leu disse logo para um aluno o ler e assim foi começaram a surgir fotocópias às escondidas (Que não o deviam ter feito assim), leitoras e muito mais. E assim surgiu o mistério do aluno 25 da turma 3AA. Estava toda a gente a tentar descobrir que era esse tal «aluno 25 da minha turma».
    No dia seguinte começaram as pessoas da escola começaram a criar grupos de investigadores que foram logo examinar os meus colegas e também a mim. Estavam todos a arranjar pistas para tentar pessoas aproximadas, e aproximaram-me a mim e ao meu amigo José. E estavam todos a tentar descobrir quem é que era o aluno 25 e eu não podia fazer nada exceto culpar o José ou assumir que era eu não me conseguia decidir e decidi meter o meu caderno com o esboço do texto anterior na mochila do José e como os investigadores não deixavam escapavam nada deram logo por ela e disseram que o aluno 25 era o José.        Quando fui para casa dormir à noite tive um pesadelo de um dedo que apontava para mim a chamar-me mentiroso, e quando cheguei à escola confessei logo que era eu o aluno 25 e disseram logo, se não era o José? E eu disse que foi eu que pus o caderno na mochila dele. E ele disse-me que tínhamos de ver quem é que era verdadeiramente o aluno 25 e eu disse para escrevermos, cada um, um texto e ele disse que não lhe apetecia escrever então nesse caso eu fiz um concurso de desenhos e ele como estava muito nervoso logo assumiu que não era ele o aluno 25 e eu logo contei-lhes todo como escrevi o texto aonde e quando basicamente contei-lhes tudo sobre o meu «segundo texto e o Vasco 2».
    E assim foi esta grande aventura que aconteceu nesta escola, se és leitor espero que tenhas gostado e até ao próximo texto."

Image



Publicações mais lidas