sexta-feira, 27 de novembro de 2020

um Conto ou um Encontro - 1

Determinado pelo traçado do projeto de turma e assentando na ideia "De onde sou, a descobrir o mundo" surgiu uma iniciativa, para a qual contamos com colaboração de pais, familiares e amigos da Turma dos Traquinas Felizes.
A iniciativa chama-se "um Conto ou um Encontro" e com ela pretende-se ligar a nossa sala de aula a diversos lugares e pessoas, em modo de videoconferência, usando a plataforma Teams ou outra possível, 
ao longo do ano e de acordo com os seguintes princípios:
- Promover a aquisição do gosto da leitura pelo exemplo de leituras executadas por pais e/ou outros familiares ou amigos da turma;
- Promover o conhecimento e a construção de outros saberes, a partir de "encontro" com pais e/ou outros familiares ou amigos da turma onde sejam chamados à conversa, assuntos diversos;

Assim já realizámos a primeira sessão com a colaboração, muito afável e animada, da mãe de Vitória que nos leu uma história de Natal que fez acompanhar por uma apresentação:
A Turma dos Traquinas Felizes agradece a Ivone Calafate, com um aplauso.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Esquerda, direita ou frente?

Temos andado a aprender a situar-nos no espaço e deslocar-nos, de acordo com direções e sentidos.

Já aprendemos a rodar, fazendo quartos de volta e meias voltas.

Ontem fizemos um jogo de orientação no pátio da escola em que um aluno orientava outro para fazer um percurso com os olhos vendados.

Hoje experimentámos os recursos de uma página internet (https://studio.code.org/s/course2.) e conduzimos um Angry Bird até a um porquinho verde.
É recomendável que se corra a página até ao final para escolher a língua. (Português de Portugal)

Vamos também experimentar em casa?


Depois também experimentámos... desenhar em https://studio.code.org/s/course2/stage/4/puzzle/1 







segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Par ou ímpar?

 


Hoje jogámos ao "Par ou ímpar?" 
Duas das nossas equipas desafiaram-se e cada elemento de uma jogou com todos os elementos da outra. Fomos registando os resultados numa tabela, contabilizando um ponto para cada acerto.
Embora no apuramento dos resultados finais, uma das equipas tenha festejado discretamente a vitória, não demos muita importância a isso para prestarmos muito mais atenção ao pormenor de em 36 jogadas se ter registado uma diferença tão pequena entre os acertos das duas equipas (outro dia falaremos de probabilidades) e a uma outra observação:

Em nenhuma das jogadas se registou qualquer dúvida, relativamente ao resultado da soma dos dedos dos dois participantes ser par ou ser ímpar e percebeu-se perfeitamente que não houve nenhuma situação em que o número obtido fosse ambas as coisas. 

A propósito deste assunto, vale a pena uma visita à plataforma Hypatiamat e no campo temático "à volta dos números até 100" há que entrar e depois escolher o separador 19 para encontrar um jogo muito interessante sobre o tema. (não esquecer de registar)



quinta-feira, 5 de novembro de 2020

O elefante cor de rosa


Hoje fizemos uma leitura compreensiva de um excerto do livro "O elefante cor de rosa" e mostrámos a nossa compreensão a partir do desenho de personagens, situações e ambientes que a história comporta.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Animais em versos


A partir da leitura de duas quadras de José Jorge Letria, no nosso manual de Português aceitámos o desafio de construir outras mais e estamos a gostar do trabalho porque já estão a aparecer ideias muito bonitas e com muita qualidade.

Mas que pequena eu sou,
Porque sou uma mosquinha.
Não faço falta a ninguém
e sou muito rapidinha.

Olha o tatu no Brasil
Não sei porque vive lá!
Rebola tanto que já chega.
Para um pouco, vá lá!

(Vasco)

Olha o panda barrigudo.
A barriga é um melão.
O bambu está a comer.
É um grande comilão!

Olha ali, o pinguim,
De fatinho, tão vaidoso.
A viver no polo Sul
Come peixe saboroso.

(José)

Mas que chita tão grande!
Até passa por cima das pessoas.
Come carne e salta muito
mas não tem ideias boas.

(Vitória)

Sou um gato e mio muito,
Mas eu também sei brincar.
Como bem e depois durmo.
Gosto bem de descansar.

(Giovana)

A minhoca sai da terra,
Está frio no seu lar.
Sai de casa, busca o sol,
Agasalhada devia estar.

(Carolina)

O sapo gosta de saltar
E na água de nadar.
Depois de cada banho
Ao sol se vai secar.

(Miguel)

Publicações mais lidas